Observatório do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural

O Projeto

O Laboratório é desenvolvido por meio de um Termo de Execução Descentralizada – TED, firmado entre IPHAN e IBICT, que tem a vigência de 3 anos, visando subsidiar, no que tange à gestão da informação, as ações de institucionalização e monitoramento do SNPC. O TED prevê algumas metas que envolvem estudos para definição de um modelo de observatório; levantamento de fontes de informação, parametrização e tratamento de dados para produzir informação integrada proveniente de diversas bases; formação de novas bases de informação; proposição de indicadores e relatórios gerenciais a serem providos pelo observatório; e identificação  de tecnologia para atender aos serviços informacionais necessários.

Para o cumprimento das metas, o IBICT dispõem de uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e atores dedicados em diversas frentes, desde o design da informação até a análise de dados e a infraestrutura de sistemas. O foco é aprimorar o tratamento e a apresentação de dados que constituirão o Observatório do SNPC, a partir de métodos inovadores para investigar as melhores práticas, desafios e oportunidades enfrentadas na gestão dos bens e na formulação de políticas públicas.

No Iphan, o projeto está sob gerência da Coordenação Geral do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural – CGESP, do Departamento de Articulação, Fomento e Educação – DAFE,  em articulação com a Coordenação de Tecnologia da Informação – CGTI, do Departamento de Planejamento e Administração – DPA. A cada etapa de atividades do Laboratório, as áreas e unidades serão mobilizadas para definições conceituais, operacionais e para contribuir com a formação e alimentação contínua das bases do Observatório.